Subscribe Now
Trending News

Papanduva

Apresentação

Localizado no planalto norte catarinense, a uma altitude de 788 metros, tem sua extensão territorial de 747km² e uma populaçãoem torno de 20.0000 habitantes.

 

A base econômica do município é a agropecuária com ênfase para o cultivo de soja, milho, fumo, feijão, gado de corte e leite, suinocultura avançada, material genético e o 1º lugar no ranking de reprodutores de suínos do Brasil.

 

Vem destacando-se na expansão da agroindústria que se diversifica nos ramos madeireiro, rações, reciclagem de plástico e confecção. É o agronegócio alavancando a economia papanduvense.

 

Ficando às margens da BR 116, tem a SC 477 cortando seu território, Papanduva é também um divisor de águas, nascente do Rio Itajaí do Norte. Sua gastronomia destaca-se no churrasco, feijoada, comida tropeira e a inclusão das culturas ucranianas e polonesas com o pirogue, e haluske.

 

Papanduva é rico em belezas naturais onde os visitantes podem contemplar e viver grandes aventuras em cachoeiras, grutas e mata nativa. O Município propicia ainda outras atividades de laser.

 

Terrenos acidentados proporcionam muita adrenalina para os apaixonados por trilhas de jeep e moto. Realização de eventos
interestaduais de moto em pistas de veloterra e motocross.

 

Conta com o grupo dos Cavaleiros do Contestado que percorre a região e outras cidades  para a participação em eventos.
Realização de Rodeio Crioulo interestadual nos CTGs do município.


Devido a sua altitude e com temperaturas variando entre 18º,  no inverno é possível contemplar os campos cobertos pela geada. Um espetáculo fascinante e inesquecível.

 

 

Somos parte do Planalto Norte de Santa Catarina.

Texto por Sinira Ribas (in memoriam)



Ninguém ama aquilo que não conhece. E para que conheçamos melhor Papanduva, faço algumas considerações e resgate de sua história.

 

O Município de Papanduva oferece ótima habitabilidade pela excelência da qualidade de seus recursos.

 

Papanduva possui papel de destaque no cenário estadual não apenas por seus animadores índices sociais e econômicos. Sua
diversidade cultural, étnica e geográfica, assim como uma privilegiada localização em relação aos municípios vizinhos representam um enorme potencial para a sua afirmação como um polo turístico, econômico e cultural.

 

Localizado às margens da BR 116, espinha dorsal do Brasil e cortado pela SC- 477, Papanduva é muito bem servido por estradas às adjacências.

 

Há um censo comum de que a cidade que guarda a sua história garante o seu futuro.

 

No rastro dos caminhos do tropeirismo formaram-se as populações dos planaltos catarinenses. Papanduva teve sua origem e importância inicial ao fato de localizar-se em um dos pontos de pouso de tropeiros, que nas longas travessias do sertão, pernoitavam, descansavam e faziam paragem neste local. Assim nasceu Papanduva e seu nome se deve à abundância do capim papuã, precioso alimento para os animais.

 

O tempo foi passando e o lugarejo, de vila se transformou em cidade, constituindo-se Município em 1954.

 

Papanduva é composto pela mistura e contribuição de várias etnias que formam característico panorama cultural. Trata-se de uma somatória do trabalho e crenças dos pioneiros que forjaram o primitivo lugarejo, e que, socialmente, se incrementou com a vinda de imigrantes, transformando substancialmente seu arranjo social.

 

Papanduva tem como sua maior riqueza um povo aguerrido e trabalhador. Desde muito, é um dos celeiros de Santa
Catarina. A produção agrícola e pastoril ocupa 55 % da área total do Município, ali se encontrando também uma grande concentração de granjas suinícolas do Estado.


         O Município de Papanduva, com forte vocação agropecuária torna-se importante polo da agroindústria. Atividade
que tem a grande vantagem de desenvolver ao mesmo tempo a cidade e o campo, é um setor próspero que superou grandes desafios nos últimos anos, gerando emprego e renda.

 

Papanduva é um terreno fértil para um negócio próspero.  Ou seja, Papanduva, cidade de várias etnias é um ótimo lugar para se viver e investir.

 

 

Dados do Município

Região Turística: Vale do Contestado
Área: 747.862 km (IBGE/2016)
População: 19422 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 26°22
Longitude: 50°08
Altitude: 788 m
Cidades próximas: Monte Castelo, Major Vieira, Santa Terezinha, Itaiópolis, Mafra, Três Barras.

Vale do Contestado

O Vale do Contestado leva os turistas a uma verdadeira viagem ao passado. A paisagem bucólica, museus e os monumentos da região, revelam uma parte importante da História de Santa Catarina. Palco de revoluções foi nesta região que ocorreu a Guerra do Contestado. Em meio a vales e planaltos que são um convite ao ecoturismo a região ainda se destaca pela sua riqueza multicultural que se reflete na colonização austríaca, japonesa, italiana e alemã.

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Papanduva.

Saiba Mais

Localização